O Poder das Estratégias de Humanização no Marketing
Branding & Humanização

"A humanização do marketing é uma estratégia poderosa para conquistar a confiança e a lealdade do consumidor."

Numa realidade digital em que o marketing e as vendas estão em todo o lado, o mercado recebe cada vez mais competitividade e o consumidor é exigente por natureza – reconhece que tem acesso a toda a informação, lhe é possível comparar soluções e que quer mais do que um produto de qualidade. 

Humanizar a comunicação deixou de ser um diferencial e tornou-se um dado adquirido para estar à altura da concorrência. As marcas que criam uma conexão autêntica e vulnerável são aquelas que se destacam, conquistam a confiança do público e conseguem fidelizá-lo.

Humanização: o ponto 0

Com um mercado saturado de mensagens publicitárias – on e offline – o consumidor quer nutrir conexões e sentir que ao comprar de uma marca está a preencher uma sensação de pertença, por tudo aquilo que a marca representa para si. Já não se trata de colocar a marca num pedestal face ao cliente, mas sim o inverso, em que o mesmo tem o poder de escolher o player que tiver valores alinhados com os seus e que representar algo com que este se identifique.

  • Conectar, Emocionar e Converter: O Poder das Estratégias de Humanização no Marketing 1 Humanizar a estratégia de marketing de conteúdo passa por integrar elementos como: Storytelling autêntico: através da partilha de narrativas que ressoem emocionalmente com o público, seja através das suas campanhas, processos de trabalho ou visão.
  • Comunicação personalizada: ao interagir com a audiência de forma individualizada e genuína, dando a conhecer detalhes exclusivos nos Instagram Stories, por exemplo.
  • Tom de voz empático e acessível: humanizar a linguagem e evitar discursos corporativos e frios com que as personas da marca simplesmente não se identificam.
  • Presença ativa e inteligente nas plataformas: gerar buzz e atrair a atenção, respondendo também a comentários e participando em conversas relevantes.
  • Conteúdo gerado pelo utilizador: além de poder incentivar os seus consumidores a partilhar a sua experiência, pode recorrer ao chamado user generated content (ugc), em que colabora com criadores de conteúdos autênticos e da ótica do utilizador, tornando-os mais relacionáveis.

Como tornar um negócio mais humano?

Seja qual for a dimensão da sua marca, existem estratégias que podem ser aplicadas para a tornar mais humanizada e próxima do seu público:

  1. Seja genuíno: partilhe conquistas, desafios, depoimentos de clientes e outros conteúdos que tornem mais fácil o consumidor simpatizar com a marca e associá-la a um determinado perfil.
  2. Interaja de forma intencional: responda a comentários, mensagens diretas e menções de forma rápida e personalizada.
  3. Mostre os bastidores: dê a conhecer as rotinas no escritório ou na fábrica – quem é a equipa e o que faz diariamente, processos para chegar a novos produtos e conteúdos relacionados, que ajudem a construir uma perceção da sua dinâmica e visão. Mais do que uma boa publicidade e um produto de Conectar, Emocionar e Converter: O Poder das Estratégias de Humanização no Marketing 2 qualidade, é essa ideologia que faz com que as pessoas se relacionem e regressem.
  4. Dê voz aos seus valores : posicione-se de forma autêntica e vocal sobre temas relevantes para o seu propósito, o que consequentemente irá atrair o público certo.

Conclusão

A humanização do marketing é uma estratégia poderosa para conquistar a confiança e a lealdade do consumidor. As marcas que comunicam de forma autêntica, empática e realista são as que permanecem na memória do público e se tornam verdadeiras referências na vida dos seus clientes.

Se a sua marca ainda não está a priorizar conteúdos humanizados, talvez seja a altura ideal para repensar a sua estratégia e se aproximar do seu público-alvo de forma consciente e eficaz. Afinal, no marketing atual, não basta vender – é preciso criar conexões, para garantir que o cliente vai voltar a comprar. 

Partilhar